O Museu Água Vermelha instalado desde 2003 em Ouroeste participou da programação da 11ª Semana de Museus. A programação aconteceu entre os dias 14 a 16 de maio, como o tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”. O evento cultural contou a exibição de um documentário: Velhas Veredas do Sertão, com a apresentação de música raiz com os cantores do município, Tião e Nenê e Toni e Edson e uma mostra do grupo de violeiros e catireiros de Guarani D’Oeste. A programação teve a iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura com parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. O evento atraiu um grande público todas as noites. A participação dos alunos da Escola Sansara, grupo da terceira idade, autoridades, munícipes, projeto cidadão do futuro de Guarani D’Oeste e visitantes, garantiram o sucesso das comemorações da 11° Semana de Museus. O prefeito Tião Geraldo, a presidente da Câmara “Cida Miluxe”, vereadores, e os secretários de cultura Irineu Lopes e de Turismo “Toninho”, marcaram presença durante toda a programação. O encerramento contou com a ilustre participação da gerente de meio ambiente, projetos corporativos e gestão de programas ambientais da AES Tietê Tatiane Cristina Rech. De acordo com a curadora do Museu Água Vermelha , a professora Beatriz Cruz Vargas Brugnolli, a realização da Semana dos Museus teve como objetivo sensibilizar o museu e a comunidade para debate sobre os temas da atualidade. “A participação da comunidade e da escola Sansara foram importantes para a formação cultural”, comentou a curadora Beatriz. O evento, que acontece anualmente, é coordenado pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, e esteve presente em 535 municípios do Brasil.