....O município de Ouroeste promoveu na semana, dia 29/05, o Dia do Desafio, evento que visou incentivar as pessoas a pararem suas atividades do dia-a-dia para praticarem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Cidades do mesmo porte do mundo todo estabeleceram uma competição com intenção de mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número de habitantes. O responsável pelo evento no Brasil é o SESC e na região a unidade de São José do Rio Preto, a qual o município faz parte, ficou responsável para coordenar o Dia do Desafio. Neste ano a competição foi com a cidade de Costa Rica em San José. A campanha, que teve a finalidade de incentivar a prática regular de atividades físicas para o bem estar, foi promovida pela Prefeitura Municipal , através da Secretaria de Educação e Cultura, coordenado pelo professor de Educação Física Paulo Roberto dos Reis Santos e com a participação de vários outros educadores físicos . Este ano um número bem maior de participantes aderiu ao desafio, onde contou com a participação de vários profissionais e entidades envolvidas, entre elas: Escola Estadual Sansara, EMEF de Ouroeste, EMEI – Paraíso Infantil, setores públicos, Centro Comunitário, projetos, Academia, EMEF José de Souza Cabral e EMEI de Arabá, Grupos da 3° idade de Arabá , entre outros. De acordo com o coordenador do projeto em Ouroeste Paulo Roberto dos Reis Santos, o Dia de Desafio envolveu cerca de 4.958 pessoas, garantindo uma participação de 58.99% da população e ainda vencendo a disputa entre as cidades. Com isso uma grande porcentagem da comunidade, foi incentivada ao exercício, a integração dos indivíduos e uniu as diferenças e pluralidade na busca da saúde. Ainda de acordo com o coordenador do projeto Paulo Roberto dos Reis Santos o Dia do Desafio teve como objetivo e proposta sensibilizar as pessoas para a importância da prática da atividade física regular para uma vida ativa e de hábitos saudáveis. Segundo a OMS Organização mundial de saúde estudos aponta que as DNT (Doenças crônicas não transmissíveis) como hipertensão, diabetes, doenças respiratórias e doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 60% das morte ocorridas no mundo e no Brasil o quadro e ainda mais grave chegando a passar a 70% das causas de morte. Na foto a prof.Meire de Educação física alongando os alunos em Arabá.