A iniciativa do Governo do Estado, Sabesp, prefeitura e câmara fazem gratuitamente as obras dentro dos imóveis de famílias de baixa renda, permitindo que as casas sejam ligadas à rede de esgoto.

No distrito de Arabá, cerca de 20 residências estão sendo contempladas pelo programa “Se Liga na Rede”. Em todo o Estado, por meio deste programa, serão ligados à rede 192 mil imóveis: 76,8 mil na Região Metropolitana de São Paulo; 30 mil na Baixada Santista; 5,6 mil na Região Metropolitana de Campinas; e 79,3 mil nos demais municípios atendidos pela Sabesp. Haverá resultados diretos para 800 mil pessoas e indiretos para todos os 40 milhões de paulistas, com a despoluição de córregos, rios, represas e mares. Ao longo de oito anos, o investimento é de R$ 349,5 milhões – 80% do Governo do Estado e os demais 20% da Sabesp. O custo médio dessa obra é de R$ 1.820, um impeditivo para quem tem renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.034). Com o programa, a Sabesp faz toda a reforma interna para o morador em relação à ligação de esgoto. Na região já foram atendidas as comunidades de Arabá (Ouroeste), Cardoso, Caramuru (Rubiacea), Lins , Mangaratu (Nova Granada), São Martinho D'Oeste (Alto Alegre), Fernandópolis, Esmeralda (Rubineia), Indiaporã, Jales, Urânia, Vila Aparecida (Monte Alto) e Uru com 135 famílias beneficiadas até o momento. A comunidade de Arabá está sendo contemplada com 20 ligações.

Investimento em saneamento na comunidade de Arabá.

O distrito de Arabá foi contemplado com uma estação de tratamento de esgotos de cerca de meio milhão de reais em julho/09, além de rede coletora de esgoto, ligações de esgoto e emissário. Foi um grande investimento na universalização do saneamento com a parceria da prefeitura municipal, relata o encarregado da Sabesp de Ouroeste Agnaldo do Nascimento Silva. Agora Arabá recebe investimentos do “Programa Se Liga na Rede” que além da contribuição do Governo do Estado e Sabesp, recebe a importante contribuição do prefeito Sebastião Geraldo da Silva e câmara municipal, responsáveis pela criação e aprovação da lei que dá acesso ao programa.