A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste em parceria com a Casa da Agricultura, Secretaria de Educação e Cultura, Sabesp e Prefeitura, deu inicio, no dia 3 de junho, a várias atividades ambientais em prol ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A data foi criada pela ONU em 1972 e este ano o tema foi “Pensar,Comer e Conservar”. A programação que se estenderá até o final do mês de junho, teve inicio com a palestra do Cabo Fantini da Polícia Ambiental para 89 alunos da 7ª série da rede estadual Professor Sansara Singh Filho de Ouroeste, explicando as ações desenvolvidas no município em relação a ações ilegais praticada contra o meio ambiente, como a pesca de peixes nativos no período da piracema (novembro a fevereiro), como o piau , a caça de animais como a capivara, paca entre mais animais silvestres, ao corte ilegal de arvores e também de queimadas. No dia 5 de junho foi realizada uma passeata com mais de 250 alunos da 7° ao 1° colegial também da rede estadual, no centro da cidade até a Prefeitura Municipal. Nesse dia também a escola recebeu 200 mudas de arvores doadas pela Usina Bung. No dia 6 de junho os alunos da 7ª série da escola Estadual Professor Sansara Singh Filho participaram junto com os alunos da EMEF de Arabá do evento “Para o Rio Grande Limpo” um arrastão que visou coletar e conscientizar os pescadores a não jogar resíduos nas margens do Rio Grande. A EMEF de Ouroeste realizou visita ecológica com cerca de 430 alunos do 1° ao 5° ano a Trilha dos Macacos em Mira Estrela, no período da manhã e no período da tarde. No dia 5 de junho os alunos do 1° ano visitou o viveiro de mudas municipal de Ouroeste e também receberam 200 mudas doadas pela Usina Bung. Também no dia 5 de junho foi realizado palestra sobre Consumo Sustentável para 83 alunos do 5° ano da EMEF de Ouroeste pelo Coordenador do Meio Ambiente Flávio Takai. E no dia 12 de junho foi realizada palestra sobre alimentação adequada para crianças e também como evitar o desperdício de alimentos pela enfermeira Mariele Borges Bagagine e a nutricionista Carmem Adriana Santana Bordinhon, para 83 alunos do 5° ano. Ainda no dia 21 de junho foi selecionados 56 alunos da Escola Estadual Professor Sansara Singh Filho para visitar a Trilha Ecológica de Mira Estrela. Essas ações têm com objetivo despertar não só nos alunos como também a sociedade no geral as graves alterações climáticas, e que nós somos os atores responsáveis por essa alteração. Com isso cabe a todos os cidadãos adotar práticas que garantam a sustentabilidade do meio ambiente: destinando corretamente os resíduos domésticos; a proteção dos mananciais; reduzir os desperdícios comprando de forma inteligente; estimular o plantio de árvores; praticar e estimular a coleta seletiva e a reciclagem; estimular e praticar o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos; evitar as queimadas. De acordo o prefeito Tião Geraldo que vem apoiando e incentivando o trabalho do setor, essas práticas e ações estarão garantindo uma vida mais satisfatória, para si mesmo, e para as gerações futuras.