Iniciou-se no município de Ouroeste , no último dia 10 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV. As equipes de saúde estarão vacinando meninas de 11, 12 e 13 anos de idade nas escolas e Unidades de saúde de Ouroeste e Arabá.



O vírus HPV

O vírus HPV, do inglês Human Papiloma Virus, está associado à presença de vários tipos de câncer, especialmente em mulheres. A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma é pela via sexual.

Cerca da metade de todas as mulheres diagnosticadas com câncer de colo de útero tem entre 35 e 55 nos de idade e muito provavelmente foram expostas ao HPV na adolescência, em geral, por meio de relações sexuais com um parceiro infectado.



Vacina contra o papilomavírus humano (HPV)

A vacina HPV é uma importante estratégia para a redução dos casos de câncer em mulheres. O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. A vacina HPV é do tipo quadrivalente, pois possuem em sua formulação uma combinação de 4 tipos de HPV. Previne a infecção e, consequentemente, os casos de câncer de colo de útero causados pelos tipos 16 e 18 e as verrugas genitais pelos tipos 6 e 8.

População a ser vacinada em 2014: meninas com 11, 12 e 13 anos de idade;



Esquema de vacinação

No Brasil, o Ministério da Saúde adotará o esquema vacinal estendido, aplicando-se três doses aos 0, 6 e 60 meses, ou seja, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de seis meses e entre a primeira e terceira dose, de 60 meses.