A Secretaria de Educação do município de Ouroeste realizou nos dias 05, 06 e 07 de março nas Escolas Municipais o planejamento escolar. A iniciativa teve as seguintes funções: Explicar os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que as segurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática; Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino; Atualizar os conteúdos de plano sempre que for preciso; Refletir e atualizar o plano escolar, plano de ensino, plano de aula, entre outros. O enceramento, que aconteceu no dia 07/03, foi marcado pela presença da Psicopedagoga Nilva das Graças Pontelho, que presta assessoria aos gestores e professores, capacitando-os sobre o “autismo”. Segundo o secretario municipal de Educação Irineu de Marchi Lopes e a Supervisora Municipal de Educação Elisete R. Nubiato da Silva, “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado a avaliação”.