Secretaria Municipal de Saúde do Município de Ouroeste através do Setor de Controle de Vetores realizou durante a semana de 24 A 28/03 trabalhos de educação e prevenção no combate a DENGUE.

Durante a semana foi desenvolvido apresentação de desenho animado na EMEF de Ouroeste e EMEF José Cabral de Souza em Arabá e apresentação de slides com ciclo de vida do Aedes aegpyti na Escola Sansara Singh Filho com alunos do 6º e 7º ano. E em todos os trabalhos realizados foram distribuídos folhetos com orientações. Além disso, os alunos foram orientados como tarefa de casa para levar a escola todo material e objeto inservível e possível criadouros do Aedes aegpyti, onde foram trocados por pipoca. A divulgação se estendeu ainda no painel eletrônico instalado na praça com mensagem educativa. Conforme informação da profissional de IEC, o trabalho dos agentes de Controle de Vetores no dia a dia tem sido bom, pois os mesmos vem realizando vários Trabalhos no Combate a DENGUE, dentre eles visitando casa a casa, retirando possíveis criadouros, trabalho em Ponto Estratégico (com retirada de pneus ao relento), Imóveis Especiais (escolas, hospitais, UBSs ) – onde as visitas são realizadas a cada quinze dias, embora o grande desempenho demonstrado pela Equipe de Controle de Vetores, tem se encontrado ainda muitos criadouros com larvas do Mosquito Aedes aegypti. “Isto leva a crer que a população ainda não se conscientizou do perigo da doença e não tem contribuído de forma eficaz para combater este mal que é problema de todos”, disse a profissional IEC. Portanto o Serviço de Saúde pede a colaboração de todos para que elimine os possíveis criadouros.

APELO A POPULAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde não gostaria de tomar atitudes drásticas contra a população, no entanto faz um apelo para que cada um faça sua parte, não esperando apenas a visita do Agente de Saúde para que o mesmo elimine o criadouro e que não jogue lixo em terrenos baldios. E ALERTA, que a população do mosquito Aedes aegypti transmissor da DENGUE tem sido alta em nosso município.

FICA A DICA : SEM CRIADOUROS NÃO TEREMOS ÁGUA PARADA, SEM ÁGUA PARADA NÃO TEREMOS LARVAS, SEM LARVAS NÃO TEREMOS MOSQUITO, SEM MOSQUITO NÃO TEREMOS DENGUE.