Através de uma parceria entre a Casa da Agricultura de Ouroeste, CATI, Coordenadoria do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal, foi realizado no último dia 27/03 uma Palestra sobre Tratos Culturais, Manejo de Pragas e Doenças e Planejamento de Plantio de Hortaliças aos produtores rurais do município. A palestra, que aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação teve como palestrante o Engenheiro Agrônomo, Dr. Mauro Macchi do Escritório de Desenvolvimento Rural da CATI Fernandópolis. Participaram cerca de 20 olericultores do município de Ouroeste, sendo esses Cooperados na Cooperativa de Agricultores e Piscicultores de Ouroeste, Produtores do Assentamento Bom Jesus, e produtores autônomos. A organização da Palestra ficou por conta do Engenheiro Agrônomo Fernando Roberto Junqueira de Pádua, do Medico Veterinário Jocimar Antônio Cesar Beluco e do Tec. em Meio Ambiente Claudecir Caberlim. De acordo com o Engenheiro Agrônomo Fernando Roberto Junqueira de Pádua a palestra foi muito importante, uma vez que esses produtores tem interesse em participar dos programas oferecidos pelo governo Federal e Estadual como o Programa de Aquisição de Alimento (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e o planejamento e as boas praticas são fundamentais para a inclusão nesses programas. Os participantes elogiaram a palestra por ser muito proveitoso para a expansão da Olericultura no município. “Foram 4 horas de Palestras bem proveitosas”, disseram os participantes. Segundo o Eng. Agrônomo João Barbar, esta palestra é importante e contribui para a expansão da olericultura no município já que existem vários incentivos governamentais para a compra da produção deles além de poderem vender na feira e em mercados do município e região. Ainda serão realizadas varias palestras e cursos durante o ano de 2014, dentre esses os agendados para o mês de maio estão: Curso de Sangria de Seringueira, Palestras sobre Legislação para construção de tanques escavados para criação de peixes e uma palestra sobre Bovinocultura de Leite. Os interessados em realizar as inscrições para o curso de sangria de seringueira devem comparecer a Casa da Agricultura de Ouroeste , localizada na Rua Brás Cubas Nº 1600 e falar com o Eng. Agr. Fernando.