O prefeito de Ouroeste Tião Geraldo participou em Brasília nos dias 25 e 26 de março na Câmara dos Deputados, da Mobilização Nacional em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados. O encontro foi promovido pela Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (AMUSUH), onde também foi apresentada a Agenda Legislativa 2014 aos presentes.

O primeiro dia da mobilização contou com a presença de prefeitos, vereadores, gestores municipais e deputados. O presidente da AMUSUH e prefeito de Salto do Jacuí/RS, Altenir Rodrigues da Silva, saudou brevemente os participantes, e logo em seguida a secretária executiva da associação, Terezinha Sperandio, fez uma apresentação de todas as proposições que tramitam no Congresso Nacional, presentes na Agenda Legislativa, que causam impactos positivos e negativos aos municípios. “Em algum momento a AMUSUH pode ter deixado de ganhar, em se tratando de proposições que tramitam, mas não obtemos nenhuma derrota até hoje. No entanto, nada disso é possível sem o apoio político dos prefeitos”, afirmou Terezinha, explicando o papel decisivo da associação perante o Poder Legislativo. O presidente da AMUSUH fez um apelo aos presentes: “Que cada prefeito busque um município a mais para se associar”. Logo depois, o presidente da associação abriu um momento para que os prefeitos e parlamentares presentes pudessem se manifestar sobre o tema debatido, gerando muitos pronunciamentos importantes que se somaram e enriqueceram a discussão.