Uma das iniciativas de maior prioridade do atual prefeito do município de Ouroeste Tião Geraldo assim que iniciou o mandato, este ano, foi a implantação da Guarda Civil Municipal.Com a nomeação do Secretário de Segurança Pública Ivan João Sant’Anna, logo no mês de fevereiro iniciou o curso de formação técnico - profissional dos guardas civis aprovados em concurso público. Foram cerca de dois meses de instruções em Direito Penal, Civil e público, além de aulas praticas de Defesa Pessoal e Primeiros Socorros. Na última terça-feira, dia 02 de abril, a administração, através da Secretaria de Segurança Pública promoveu a cerimônia de formatura dos 19 guardas civis guardas, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal. O evento reuniu autoridades municipais e regionais e familiares dos formandos. Entre os participantes destacamos: O prefeito de Ouroeste Tião Geraldo, o vice Gilmar Lopes, o secretário de segurança pública Ivan Sant’Anna, a presidente da Câmara Cida Miluxe, oito dos nove vereadores, o professor Ademir Gasques Sanches, escolhido paraninfo da turma, entre outros professores do curso, Dr. Oreste Carósio Neto Delegado Seccional de Polícia, Renê Vicente Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Fernandópolis, Simone Cristina F. Canato 1ª Ten. Comandante da 1ª Cia da Polícia Militar de Fernandópolis, Aurélio Luiz Sant’Anna 3º Comandante do Destacamento de Ouroeste e Luiz Carlos da Silva, Subtenente do Corpo de Bombeiros. A partir de então desde quarta-feira, dia 03/04 o efetivo da guarda vem atuando nas ruas da cidade de forma organizada e permanente nas escolas do município, atuando na proteção ao patrimônio público e desenvolvendo outras atividades voltadas ao exercício da cidadania. De acordo com o Secretário de Segurança Pública Ivan Sant’Anna as atribuições da guarda serão limitadas constitucionalmente, mas a atuação do efetivo será voltada para o bem estar da população proporcionando mais segurança, e auxiliando o trabalho da polícia civil, polícia militar e conselho tutelar. “Nosso efetivo vem principalmente organizando nas escolas o fluxo de veículos durante a entrada e saída de crianças, o que garante maior segurança”. Ainda de acordo com o secretário, a guarda inicialmente estará orientando os motoristas sobre a educação no trânsito. No total são quatro equipes escaladas para realizar a ronda em viaturas, equipadas com rádio de transmissão, proporcionando um trabalho efetivo durante 24 horas por dia. Além desse trabalho o efetivo da guarda conta com uma sede, localizada na Av. dos Bandeirantes de frente ao Museu Água Vermelha, que realiza o atendimento a população através do número 153 durante 24 horas. Para o prefeito Tião Geraldo com a implantação da Guarda Civil, todo trabalho em conjunto ainda resultará na diminuição dos índices de delitos no município, ou seja, no combate a drogas, violência e vandalismo que acontece geralmente em praças e nas vias públicas.