O município de Ouroeste aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com a participação dos professores de primeiro, segundo e terceiros anos da Secretaria Municipal de Educação. Estes professores receberão uma formação por meio do programa, que é do Governo Federal, de 180 horas/aula até o final do ano. O curso tem como professor coordenador Rosimar F. Tomaz Resende e como professor orientador Graciella da Silva Ruvieri. O lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aconteceu no último dia 24/04, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ouroeste. O pacto, segundo o MEC, é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Durante o lançamento, esteve presente o prefeito Tião Geraldo, o secretário de Educação e Cultura Irineu Lopes, vereadores, diretores e coordenadores das escolas municipais, conselheiros tutelares e professores. Para o secretário de educação Irineu Lopes, o município de Ouroeste sempre fez e sempre fará o melhor para o desenvolvimento de seus alunos e aprimoramento de seus professores. Neste programa a prefeitura municipal entrará com o custeio do material didático e todo suporte ao professor coordenador e professor orientador, para se capacitarem e por sua vez capacitar os professores que estão em sala de aula, além de toda estrutura escolar. “A Secretária da Educação e Cultura faz questão que este projeto seja desenvolvido em nosso município, nesta linha vem também outro projeto “Mais Educação” e outros que vierem para melhorar ainda mais a Educação de nossos alunos, terá todo o apoio da Secretária da Educação e Cultura”, comentou Irineu.