A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Ouroeste realizou durante a semana de 08 a 12/04 trabalhos de educação e prevenção no combate a DENGUE. Ainda no mês de março a secretaria de saúde promoveu algumas iniciativas, entre elas, a apresentação de desenho animado com o tema voltado ao combate da dengue na Escola José Cabral de Souza em Arabá. Entre os dias 03 e 09/04 a profissional de IEC – Informação Educação e Comunicação junto a enfermeira Mariele e agentes do ESF II - Sarinha realizaram trabalhos educativos com a crianças das escolas EMEF e EMEI de Ouroeste e EMEF do Arabá. No dia 09/04 a profissional de IEC – Informação Educação e Comunicação junto a enfermeira Lana e agentes do ESF I apresentaram teatro na escola Sansara Singh Filho. No dia 12/04 no encerramento das atividades, centenas de pessoas participaram de uma carreata. Durante toda a ação, os profissionais distribuíram cartilhas educativas e folhetos com orientações. Conforme informação da profissional de IEC o trabalho dos agentes de Controle de Vetores no dia a dia tem sido bom, pois os mesmos vem realizando vários Trabalhos no Combate a DENGUE, dentre eles as visitas casa a casa, retirando possíveis criadouros, trabalho em Ponto Estratégico (com retirada de pneus ao relento), Imóveis Especiais (escolas, hospitais, UBSs ) – onde as visitas são realizadas a cada quinze dias, embora o grande desempenho demonstrado pela Equipe de Controle de Vetores, tem se encontrado ainda muitos criadouros com larvas do Mosquito Aedes aegypti. Isto leva a crer que a população ainda não se conscientizou do perigo da doença e não tem contribuído de forma eficaz para combater este mal que é um problema de todos. Portanto o Serviço de Saúde pede a colaboração de todos para que elimine os possíveis criadouros, principalmente neste período de chuvas que é evidente o aumento de casos da doença. Apelo à população A Secretaria Municipal de Saúde não gostaria de tomar atitudes drásticas contra os moradores, no entanto faz um APELO A POPULAÇÃO para que cada um faça sua parte, não esperando apenas a visita do Agente de Saúde para que o mesmo elimine o criadouro e que não jogue lixo em terrenos baldios. E ALERTA... que a população do mosquito Aedes aegypti transmissor da DENGUE tem sido alta em nosso município e que já estamos com 17 casos de DENGUE. FICA A DICA : SEM CRIADOUROS NÃO TEREMOS ÁGUA PARADA, SEM ÁGUA PARADA NÃO TEREMOS LARVAS, SEM LARVAS NÃO TEREMOS MOSQUITO, SEM MOSQUITO NÃO TEREMOS DENGUE.