O prefeito do município de Ouroeste Tião Geraldo, inaugurou na semana passada, dia 22/03, um posto do Acessa São Paulo na cidade de Arabá. Autoridades municipais, alunos da EMEF José de Souza Cabral, munícipes e a Gestora Regional do Acessa São Paulo Cristina, participaram da inauguração oficial do posto. A unidade atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Com a abertura do posto, os cidadãos de Arabá têm à disposição seis computadores que lhes permitem acessar gratuitamente a internet e um monitor. Para usufruir do serviço digital, basta apresentar o RG e efetuar o cadastro. O acesso gratuito à internet permite que os cidadãos participem, por exemplo, da Rede de Projetos do Acessa São Paulo; se inscrevam em vestibulares e concursos públicos; elaborem e enviem currículos; façam pesquisas escolares; utilizem as redes sociais; realizem cadastro para vagas do Emprega São Paulo, entre outros serviços do governo. Durante seu pronunciamento o prefeito Tião Geraldo falou sobre a importância da inclusão digital possibilitada pelo Acessa. De acordo com o Secretário de Educação e Cultura Irineu de Marchi Lopes a informática está cada vez mais tendo importância na sociedade e está presente em todo lugar. “Computação é informação , então possibilitar esse acesso aos jovens, adolescentes e adultos, estamos contribuindo para a educação e aprendizado”, comentou o secretário. A unidade do Acessa São Paulo em Arabá fica na Vicinal Carlos Antônio Fraga da Silva, no antigo prédio da Polícia Militar. Acessa São Paulo O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). O programa já ultrapassou a marca de 65 milhões de atendimentos e, desde a sua fundação, em 2000, já são 2,5 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 737 postos em funcionamento em 555 municípios paulistas, com mais de 1.100 monitores.