O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família-PAIF, que atende aproximadamente 200 (duzentas) famílias por mês, sob a coordenação de Elaine Friozzi G. Guimarães, consiste no trabalho social com objetivo de fortalecê-las na sua função protetiva, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir para melhoria da sua qualidade de vida.
Este serviço, oferecido no CRAS de Ouroeste e no Centro de Convivência do Idoso-CCI no Distrito de Arabá desde 2015, é aberto para as famílias do município, sobretudo para as que estão inseridas nos Programas Sociais de Transferência de Renda (Bolsa Família e Renda Cidadã), que tenham filhos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV e no Programa Municipal Frente de Trabalho.
Com intuito de assegurar a participação de todos, os encontros mensais do PAIF realizados pelas técnicas Ana Rebecca Sciamarella Mandim Vasques (psicóloga) e Julie C. Flávio Koga (assistente social) tem duração de 60 (sessenta) minutos, em dias distintos: segundas, terças e quartas-feiras, às 8h, 9h, 13h, 15h30min e 18h.
Os encontros organizados em grupos constituem espaço de convívio e fortalecimento de vínculos, informações, aquisições e troca de experiências, nos quais as técnicas do PAIF buscam promover o acesso das famílias às políticas públicas (saúde, educação, assistência social) e a construir com elas estratégias de enfrentamento e/ou superação das vulnerabilidades sociais.
As vulnerabilidades vão muito além do financeiro. A dificuldade de interagir socialmente, problema de saúde físico e/ou mental, presença de membro familiar dependente de cuidados, perda de entes queridos, preconceito, gravidez na adolescência e conflitos familiares também são vulnerabilidades sociais, situação de violência, na medida em que fragilizam a proteção de seus membros, sobretudo das crianças, dos adolescentes, dos idosos e das pessoas com deficiência.
Contudo, o trabalho do PAIF não para por aí. As técnicas também realizam atendimentos agendados, no CRAS ou em domicilio, para cada família em particular, nos quais as famílias verbalizam e expressam suas angústias, preocupações e dificuldades, ao passo que as técnicas realizam a escuta qualificada. Nesta ocasião, elas as ouvem atentamente e com qualidade, com intuito de realizar a acolhida, identificar e pensar juntos ações de enfrentamento das vulnerabilidades sociais vivenciadas, baseado no reconhecimento das potencialidades das famílias.
Para tanto, a psicóloga Ana Rebecca e a Assistente social Julie realizam atendimentos de acolhida “portas abertas”, às quintas-feiras de manhã, no CRAS, por ordem de chegada. Nestas oportunidades as técnicas apresentam o PAIF e os outros serviços disponibilizados pelo CRAS, como o Serviço de Convivência.
Caso tenha ficado interessado, compareça ao CRAS, na Rua Fernão Dias Paes Leme quadra 33, casa 9, no centro de Ouroeste, em horário comercial, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h ou venha à uma de nossas reuniões em maio, mês da luta contra a violência e o abuso sexual, nas seguintes datas e horários:
Dia: 02/05/18Quarta-feira Horários: 8h00h e 13:00hLocal: CRAS
Dia: 07/05/18Segunda-feira Horário: 15h30min Local: CRAS.
E ás19:00h noRotary Club Palestra com a assistente social Dra. Márcia Guerra.
Dia: 08/05/18Terça-feira Horários: 8:00h e 13:00hLocal: CRAS
Dia: 09/05/18Quarta-feiraHorário: 9:00h
Local: CCI - Arabá
Dia: 15/05/18Terça-feira Horários: 8:00h e 13:00hLocal: CRAS
A EQUIPE TÉCNICA DO CRAS AGUARDA VOCÊ!!!