O dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data o CRAS de Ouroeste realizou no salão social do Rotary Club, no último dia 07 de maio, uma palestra como abertura oficial do mês de sensibilização e enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, ministrada por Marcia Guerra, Doutora em Politicas Públicas e Movimentos sociais (PUC-SP), Conselheira Nacional de direitos Humanos, Coordenadora do Comitê Estadual de Direitos Humanos (SP), professora e autora de livros sobre o sistema de garantia dos direitos da criança e adolescente. Estiveram presentes a coordenadora do CRAS Elaine Friozi Guimarães, representantes da Rede Intersetorial, o vice-prefeito “Neno”, o presidente da Câmara de vereadores Dr. Júlio César, o promotor de Justiça da Comarca de OuroesteDr. Daniel Augusto Cavalaro, o Juiz de direito Dr. Paulo Victor Alvares, representantes da CMDCA –Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Conselheiros Tutelares, a Secretária da Educação Sônia Quirino, estudantes, professores e profissionais da área da Saúde e populares. Na ocasião o Promotor da Comarca de Ouroeste chegou a relatar alguns fatos preservando as verdadeiras identidades, o que causou choque nas pessoas presentes por casos acontecidos dentro do município. Segundo ele é um assunto preocupante, já que muitas vezes ocorre muito próximo sem o conhecimento de todos. A Palestrante levantou várias estratégias para o enfrentamento desses crimes cometidos contra crianças e adolescentes tais como; Analise da situação, mobilização e articulação, defesa e responsabilização, Atendimento, Prevenção, Protagonismo Infanto-juvenil. A palestra também pediu ao legislativo do município ali presente, representado pelo vereador Júlio César e vice-prefeito “Neno” a necessidade da instalação de um CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social no município, pois somente o trabalho de prevenção por parte dos Profissionais é de extrema importância, inclusive elogiou a estrutura do CRAS de Ouroeste, mas ressaltou a importância do trabalho em conjunto com o CREAS.
Entenda a diferença entre CRAS e CREAS
O CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam. O CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais.
Por que 18 de maio ?
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.