A Secretaria Municipal de Saúde de Ouroeste programou diversas atividades durante o decorrer do mês de outubro e convida a população local a participar:
- Exames preventivos a partir das 19H: Unidade Básica de Saúde (UBS) I (centro) dias 06 e 22/10 e na UBS II (Jd. Sarinha) dias 13 e 27/10.
- Caminhada da Saúde: dia 10/10 às 8h em frente à UBS II (Jd. Sarinha) e seguirá até a Praça João Velloso.
- Palestra Saúde da Mulher: 23/10 as 9H00min no Salão Paroquial
Campanha Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente em todo mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Segundo a Organização Mundial de Saúde o câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, mas quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. A Secretaria de Saúde, Daniela Costa Santos , informa que é fundamental que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. “Nós acreditamos que a campanha irá mobilizar todas as mulheres do nosso Município”, comentou a primeira dama Bidoca. “É uma ação solidária, que reforça a autoestima dessas guerreiras na luta contra o câncer”, destacou.