O Hospital Municipal João Velloso de Ouroeste está em fase de transição neste mês de outubro. Desde abril, vem ocorrendo o processo de chamamento de qualificação de Organizações Sociais de Saúde (OSS), onde protocolaram pedido de qualificação as seguintes OS: 1) HOSPITAL PSIQUIATRICO ESPIRITA MAHATMA GANDHI; 2) FUNDAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FUNFARME; 3) ASSOCIAÇÃO CASA DE SAÚDE BENEFICENTE DE INDIAPORÃ; 4) SANTA CASA DE MISERICORDIA DE PATROCINIO PAULISTA; 5) INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISA E GESTÃO EM SAÚDE – INSAÚDE; 6) BENEFICÊNCIA HOSPITALAR DE CESÁRIO LANGE – BHCL e 7) ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE PIRANGI – O.S.S. PIRANGI. A conduta se faz necessário em decorrência de obediência à ordem judicial em ação nº 1000893-30.2017.8.26.0696. A falta de margem de percentual de folha RH não permite a realização de concurso para funcionários do Hospital Municipal, desta forma terceirizando a gestão a uma Organização Social, a contratação de profissionais fica a cargo dela, os funcionários efetivados permanecerão no quadro de funcionários.
A prefeitura nomeou através de portaria os nomes dos integrantes da Comissão de Qualificação e Monitoramento de Organizações Sociais, sendo a Diretora Hospitalar Liliane Clemente, Diretor de Convênios Clayton José da Silva e o Procurador Jurídico Thiago Barbosa Ferreira Morais.
No decorrer do processo quatro OS foram habilitadas, restando somente duas no chamamento público divulgado neste último dia 09 de outubro. Desta maneira o Hospital Municipal de Ouroeste estará sob nova gestão a partir do dia 1º de Novembro. Uma nova Organização Social de Saúde, Associação Beneficente de Pirangi – O.S.S. PIRANGI, passa a administrar o hospital. A Associação terá um gerenciamento compartilhado, cabendo à mesma a administração, contratação de quadro de funcionários, equipe médica e insumos (medicamentos e material de enfermagem). A nova empresa gestora é responsável por investir em capacitação e qualificação dos funcionários. Outra expectativa é de que a gestão traga mais rapidez na aquisição de medicamentos, insumos e outros materiais necessários ao atendimento. “Geridas pelo município, essas aquisições são mais demoradas, visto que dependem dos trâmites administrativos”, diz a atual Diretora Hospitalar Liliane Clemente da Silva. O novo modelo permitirá à Secretaria de Saúde cobrar resultados e melhorias. A secretária de saúde Daniela Costa dos Santos acompanhou todo o processo assim como a prefeita Dra. Lívia Luana Costa. A Prefeitura de Ouroeste repassará recursos que poderá ser de até R$ 300 mil reais mensais conforme Lei Municipal nº 1432, 11 de dezembro de 2018, que autoriza o poder executivo municipal de saúde a celebrar convênio com entidade filantrópica da área da saúde, credenciada pelo SUS para prestação de serviços de pronto atendimento, internação hospitalar, cirurgias e atendimentos de urgência e emergência nas dependências do Hospital Municipal João Velloso de Ouroeste e dão outras providências, Lei Municipal nº 1.466, de 29 de março de 2.019 que dispõe sobre a qualificação de entidades como Organizações Sociais, dá outras providências, DECRETO nº 1.916/2019 que dispõe sobre regulamentação do processo de qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais municipais, nos termos da Lei Municipal nº 1.466.
Para evitar a interrupção dos serviços e garantir o atendimento aos pacientes de Ouroeste e Arabá, esta sendo realizado nas últimas semanas um processo de transição. A empresa fará um processo seletivo, através de análise de currículo e prova, para contratação de profissionais tais como; enfermeiro, técnico de enfermagem, técnico em radiologia, auxiliar administrativo, biomédico, auxiliar de farmácia, copeira, farmacêutico, psicólogo, cozinheiro, assistente social, auxiliar de serviços gerais e recepcionista. Os interessados deverão encaminhar currículos para processoseletivo.cv@osspirangi.org.br ou entregar pessoalmente no Hospital, situado à Av. dos Bandeirantes, 1026 –centro de Ouroeste.