A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Afeta principalmente a pele, porém também pode afetar os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. O primeiro e principal sintoma é o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas (avermelhadas), que são pouco visíveis e com limites imprecisos, Nessas áreas o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração.

O diagnóstico da hanseníase é feito pelo dermatologista, por meio de aplicação de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora entre outras A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. O tratamento é realizado com uso de antibióticos e varia de seis meses a um ano.

Anualmente, no Brasil, registra-se 47.000 novos casos da doença.

Devido ao fato de a hanseníase ser um grande problema de saúde pública, foi realizada no município de Ouroeste, uma palestra sobre o tema. Na manhã de quarta-feira dia 28 de Janeiro de 2015, as enfermeiras das ESFs I e II Silvana Angelo Sartore e Mariele Bagagini, explicaram sobre a doença e os métodos de prevenção e tratamento. Para finalizar foram realizados orientações e testes de sensibilidade nas pessoas com relatos de manchas pelo corpo. A palestra faz parte de um projeto anual desenvolvido pelas ESFs e o NASF onde cada mês será abordado um tema referente ao calendário da saúde. O próximo evento será no dia 25 de fevereiro de 2015, às 9h no Salão Paroquial, sobre o Câncer. Contamos com a presença de toda a população.