Clique aqui e consulte nossas políticas.
Prefeitura Municipal de Ouroeste
Acompanhe-nos:
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
30 JUL 2021
EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação e Cultura através da parceria com a Psicóloga Ana Rebecca vem desenvolvendo trabalho de acolhimento nas Escolas da Rede Municipal de Ouroeste em tempos de Pandemia.
receba notícias
Pensa Comigo, disponível em https://www.youtube.com/channel/UCMF60Nl4OEV1T81mkbQdblw, traz os vídeos do Projeto Cuidado de Famílias, elaborado pela psicóloga Ana Rebecca Sciamarella Mandim Vasques, da Secretaria Municipal da Educação de Ouroeste-SP. Esta foi a forma que a profissional encontrou de oferecer apoio emocional, ajuda de serviços e de estar mais próxima das famílias dos alunos, dos professores e funcionários das seis escolas municipais da Etapa Básica: EMEF José de Souza Cabral, EMEF Laiz Terezinha Biliazi Pinhel, EMEF Maria Armida de Godoi, EMEI Dalila Nubiato da Silva, EMEI Olga Nunes da Silva, EMEI Paraiso Infantil, EMEI Rosa Nair Corado, durante a pandemia.

O canal Pensa Comigo já conta com duas listas de vídeos: uma sobre o Enfrentamento do Estresse e da Ansiedade e outra sobre os Princípios da Educação Positiva, que possui mais onze vídeos para serem disponibilizados até o final do ano. Nesta segunda lista de vídeos, a psicóloga Ana Rebecca aborda os fundamentos da educação e do comportamento de forma criativa e descontraída para que sejam facilmente compreendidos e praticados pelas famílias no seu dia-a-dia.

Além disso, para atender os objetivos do Projeto Cuidando de Famílias:  fortalecer as comunidades escolares no enfrentamento do estresse e da ansiedade na pandemia; orientar estratégias de ensino dos comportamentos esperados de crianças e sensibilizar as famílias, responsáveis e cuidadores (irmãos, tios, avós) sobre a necessidade de acolher a criança e de serem parceiros da escola, desde a Educação Infantil, acompanhando as atividades escolares da criança, participando das reuniões e eventos e mantendo contato com o professor, a psicóloga realiza ainda reuniões online mensais, com participação da equipe gestora e corpo doente de cada escola, junto às famílias dos alunos.

“Sim! É preciso cuidar das famílias, pois as crianças e adolescentes dependem das suas famílias para o desenvolvimento físico, emocional e social. É baseado na visão de mundo, nos valores e no comportamento dos pais, responsáveis e cuidadores, como por exemplo, se se preocupam com que as atividades sejam feitas com capricho; se zelam pelo material escolar e se tratam respeitosamente os funcionários da escola, que a criança constrói um vínculo positivo ou negativo com a aprendizagem”, segundo a psicóloga Ana Rebecca.
Por fim, a boa repercussão do trabalho junto às famílias, pais, responsáveis e professores, que chegam como depoimentos, mensagens de voz e de texto, é resultado do compromisso e da certeza compartilhada pela psicóloga, pela equipe gestora, corpo docente e funcionários de cada um das escolas municipais, de que a educação transforma vidas, comenta a psicóloga.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024