A Prefeitura de Ouroeste deu início, nesta segunda-feira (14), à capacitação de servidores municipais para a elaboração do Plano de Cidades Inteligentes. A iniciativa tem como objetivo implementar ações voltadas à inclusão de novas tecnologias e inovações, buscando transformar Ouroeste em uma cidade inteligente.
A capacitação é resultado da recomendação do Grupo de Trabalho criado por meio do Decreto nº 2.676/2025, em conjunto com a Portaria nº 270/2025, e conta com o apoio do prefeito Tiãozinho. Durante o encontro, a coordenadora do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial Recriando Ambientes Cidades Inteligentes (CPA-IARA-USP), a pesquisadora Dra. Luisa Paseto, foi recebida pela secretária municipal de Planejamento, Cibele Berger Sanches Carbone, e pela equipe de servidores envolvidos no projeto.
Participaram da capacitação: a secretária municipal de Planejamento Cibele Berger Sanches Carbone; a secretária municipal de Governo Anidelci Luques Picinini; a arquiteta Valéria Oliveira Santos Guimarães; o engenheiro Everton Danilo Garcia Santos; a diretora de Habitação Josiane Viana da Silva; o diretor de Tecnologia da Informação Alessandro Augusto Scatena; o digitador Ricardo da Silva Guimarães; e o estagiário em Engenharia da Computação Eduardo Lacerda. O processo de capacitação e diagnóstico do município seguirá até sexta-feira (18).
O prefeito Tiãozinho destacou a importância do projeto e mencionou que a Prefeitura já implantou a “Escola do Trabalhador 4.0”, uma plataforma da Microsoft voltada para a inclusão e o letramento digital da população e dos participantes do Programa Frente de Trabalho. Segundo ele, “a capacitação é de suma importância para o desenvolvimento de ações, a fim de gerar resultados inovadores voltados para o bem-estar da população”.
Após a etapa de capacitação e diagnóstico, a equipe seguirá para a elaboração de um plano de ações focado na implementação de novas tecnologias, considerando as necessidades dos moradores e as características específicas de Ouroeste.