O município de Ouroeste realizou essa semana, dia 25, a 1° Conferencia Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença da Prefeita Dra. Lívia, do Vice “Neno”, do presidente da Câmara Dr. Júlio Santos, dos vereadores Saint, Marcelo, Denilson, Dirceu e Rosalino e aproximadamente 80 produtores rurais . A Conferência teve como objetivo apresentar aos produtores rurais a equipe técnica da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e mostrar os serviços desempenhados por eles e a importância que a agricultura familiar tem para todos, pois é através dela que vem a maior parte dos alimentos. O assunto foi comentado pela Secretária da Agricultura e Meio Ambiente Elisabete Carrara Pavanello Rodrigues e em seguida pelos técnicos conveniados com a CATI – coordenadoria de Assistência Técnica Integrada, Engenheiros Agrônomos Fernando Roberto Junqueira de Pádua e João Barbar. Os Médicos Veterinários Louziane Amâncio e Jocimar Beluco realizam uma explanação das atividades desenvolvidas como:

? Atualização de LUPA – Levantamento de Unidade de Produção Agropecuária. (100% atualizada)

? Identificação de Pragas e Doenças em culturas e seus respectivos controles.

? Orientação quanto a Financiamentos Rurais (Pronaf, FEAP, etc).

? Orientação para emissão de DAP (Declaração de aptidão ao Pronaf)

? Emissão de Declaração de Conformidade para limpeza e reforma de aterro de represas, construção de tanque escavado fora da área de proteção permanente e para financiamentos rurais.

? Emissão de Declaração de Conformidade da atividade de Aquicultura.

? Orientação na colheita e interpretação de analise de solo e recomendação de adubação e calagem em diversas culturas.

? Orientação a pequenos produtores quanto a venda para programas do governo.

? Venda de Sementes.

? Emissão de GTA – Guia de Transito Animal.

? Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Brucelose Etapas Maio e Novembro.

? Manejo Reprodutivo de Bovinos de Leite e Corte Através de Ultrassom para detecção de prenhes e doenças reprodutivas.

? Orientação sobre infestação da mosca-dos-estábulos nas propriedades (Resolução SAA 38 – 03-07-2017);

? Organização de Dia de Campo e Palestras com intuito de repassar conhecimentos novos, novas técnicas de produção e troca de experiências entre produtores.

? Parceria com o SENAR – Sindicato Rural de Fernandópolis Para organização de Cursos diversos.

? Excursão para a AGRISHOW – Ribeirão Preto.



A Engenheira Agrônoma Fabiana, responsável pelo controle de uso e agendamento das maquinas e implementos agrícolas, explanou sobre os critérios que agora serão adotados para a o uso desses implementos. Na área ambiental teve a explanação do Técnico em Meio Ambiente, Claudecir Caberlim e do Coordenador do Meio Ambiente, Flávio Kazunori Takai, que abordaram assuntos do CAR – Cadastramento Ambiental rural, explicando com detalhes sobre o que é, como é realizado e sua importância . E finalizando foi orientado os produtores sobre projeto comtemplado pela FEHIDRO- Fundo Estadual de Recursos Hídricos, o Projeto Diagnóstico de Restauração de Mata Ciliar e de Plano de Recuperação, Conservação, e Preservação dos Recursos Hídricos do Município de Ouroeste, onde foi realizado um estudo de como esta o nosso município em relação as APPs e Nascentes, resultados mostrou que 69,10% da APPs estão sem cobertura vegetal que corresponde a 955,63 há e das 78 nascentes 94% estão em estado precário. Diante desses resultados, a Prefeita Dra. Lívia, o Vice “neno” e os vereadores presentes, manifestaram apoio para a secretaria, tanto na parte agropecuária quanto na parte do meio ambiente e também para realização de projetos.