A dor crônica é considerada um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência, alto custo e impacto negativo na qualidade de vida e na funcionalidade dos indivíduos. Dentre os recursos utilizados para promover a saúde, ressalta-se a relevância das Escolas Posturais, as quais visam à redução de dores musculoesqueléticas crônicas, a partir do ensino da adequada execução das Atividades de Vida Diária, evitando a diminuição da funcionalidade e da qualidade de vida dos participantes.
Segundo a fisioterapeuta, Ana Cristina, o grupo coluna saudável tem por objetivo oferecer atendimento em grupo de pessoas com dor na coluna vertebral e que possuam liberação médica para a realização de exercícios terapêuticos em grupo, orientações para prevenção e tratamento da dor. Com a participação de profissionais das mais variadas áreas de atuação, podemos oferecer esclarecimento e educação em saúde com maior proporção.
Os temas abordados são: Avaliação individual, triagem e apresentação e esclarecimento sobre o funcionamento do grupo; Coluna Vertebral; Auriculoterapia; A importância dos pés na postura; ATM; A importância da Atividade Física para prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida; Aspectos psicológicos da dor; Alimentação Saudável: e Prevenção da Dengue. Em todos os encontros são realizados: exercícios, alongamentos, dinâmicas e auriculoterapia
A diretora de Atenção Básica, Leise Barreto, explica que a reunião em grupo é um momento privilegiado para discutir e esclarecer questões que são únicas para os pacientes, contribuindo para oferecer um cuidado mais orientado e promoção e prevenção em saúde, proporcionando um tratamento mais efetivo e orientado. Para conseguinte nos remete a valorização das práticas educativas em todos os contextos de atuação, de forma a melhorar a qualidade de vida da população servindo de espaço para promoção da saúde.
Os Grupos acontecem as Terças e Quintas-feiras em Ouroeste e nas Quartas-feiras no Arabá.