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FEV
03
03 FEV 2020
MUSEU ÁGUA VERMELHA EM OUROESTE RECEBE DE VOLTA ESTÁTUA DO ÍNDIO DE BRONZE QUE PERTENCEU AO CASARÃO DO EX GOVERNADOR ADEMAR DE BARROS NA DÉCADA DE 70
Foto Noticia Principal Grande
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O Museu de Arqueologia de Água Vermelha , que foi instalado em Ouroeste em 2003, recebeu na &...

O Museu de Arqueologia de Água Vermelha , que foi instalado em Ouroeste em 2003, recebeu na última quinta-feira, dia 30 de janeiro , uma importante obra, a estátua do índio de bronze que era o "cartão de visita" do casarão construído na antiga Cachoeira dos Índios de propriedade do ex-Governador do estado de São Paulo, Ademar de Barros. Com a construção da Usina de Água Vermelha, a estátua foi removida na década de 70 e só depois de meio século retornou a cidade de Ouroeste. Foram mais de um ano de tratativas entre a Diretora de Cultura Rosângela Pinheiro com a Pinacoteca do Estado de São Paulo onde estava abrigada. Ainda no início desta semana, na segunda-feira, dia 27, a Diretora de Cultura do município e responsável pelo Museu Água Vermelha foi até são Paulo, para acompanhar como seria transportada a obra e acertar os últimos tramites com a Pinacoteca. A estátua foi esculpida em bronze em 1949 pelo escultor Luiz Morrone (1906-1998). A escultura foi acompanhada também pela restauradora Tatiana Russo que integra o Núcleo de conservação e restauração de obras da Pinacoteca do Estado. De acordo com ela, é importante e necessário acompanhar o processo de “desembalo”, além de orientar sobre o local a qual ficará exposta. A chegada da obra ao museu foi acompanhada ainda com muita emoção pela prefeita Dra. Lívia, pelo Vice “Neno”, pelo presidente da Câmara Rosalino Tomaz, pelos vereadores: San, Rita, Marcos, Denílson e “Bagi”, e toda equipe de funcionários do museu.



DAS TRATATIVAS



Quando a atual Diretora de Cultura Rosângela Pinheiro assumiu seu cargo em 2018, soube da história da obra que estava presente nos registros do local e desde então, iniciou contato com a Unidade de Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura de São Paulo e explicou a importância da escultura histórica para o município. Em ofício solicitou que a unidade fizesse as tratativas junto a Pinacoteca do Estado para o que o município pudesse ser guardador da obra. Foram muitas tratativas até que os órgãos se posicionaram e então foi possível o remanejo da escultura. A Diretora de Cultura e sua equipe providenciaram o quanto antes o transporte e seguros exigidos pela Pinacoteca. A estátua ficará no museu em sistema de empréstimo comodato inicial de quatro anos, sendo renovado esse comodato pelo mesmo tempo, uma vez que a Pinacoteca não doa obras, a única exigência feita é o seguro da obra e a preservação da mesma em local apropriado. “Estou muito satisfeita, o envolvimento foi muito grande de toda a equipe, não posso deixar de agradecer ao turismólogo Evandro Júnior que nos auxiliou em todos os momentos das tratativas”, disse a Diretora do Museu Rosângela Pinheiro.” A obra ainda não está aberta a visitação, a expectativa é de uma grande exposição contando toda a sua história com moradores daquela época que frequentaram o antigo casarão de Ademar de Barros.



ESTÁTUA DO ÍNDIO DE BONZE



A estátua teria sido uma encomenda do então Governador do estado de São Paulo no ano de 1947 Ademar de Barros, que fizesse uma estátua de um índio que guardasse a frente da sua casa. Ademar de Barros tinha propriedade perto da Cachoeira dos Índios, onde hoje é a subestação da Usina Água Vermelha. A escultura ficava de frente a sua casa conforme registros de fotos da época. Em 2004 o filho de Ademar de Barros fez doação da obra a Pinacoteca do Estado de São Paulo. A escultura teria saído do município no início da década de 1970. Luis Morrone foi um dos mais ativos escultores brasileiros. Criou centenas de estátuas, bustos e hermas, sendo também de sua autoria o brasão de armas do estado de São Paulo.



NOVOS INVESTIMENTOS



No último dia 21 de janeiro, deste ano, o Museu Água Vermelha teve aprovação para captar recursos com base na Lei Rouanet. O projeto é de ampliação do Museu, modernização e manutenção dos espaços de exposição, além de possibilitar o recebimento de exposições Itinerantes.

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