A Comissão Preparatória Municipal juntamente com a Prefeitura de Ouroeste realizou no ultimo dia 23 de Julho a 1ª Conferência Municipal das Cidades na EMEF de Ouroeste. Estiveram presentes cerca de 110 pessoas entre representantes dos poderes executivo, legislativo, movimentos sociais e populares, entidades de trabalhadores, empresarias e profissionais. O tema da conferência foi “Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana já”. Esta primeira conferência teve a finalidade de discutir sobre a cidade e com ela foi possível abrir o leque de informações para entender a complexidade do espaço em que todos vivem cotidianamente. Também foi visto que a integração das políticas urbanas é um passo de extrema importância para que o “todo” possa coexistir harmoniosamente, reduzindo as desigualdades sociais. De acordo com o prefeito Tião Geraldo o município de Ouroeste encontra-se em pleno desenvolvimento urbano e expansão territorial, por isso, vários dos entraves do meio urbano apresentados durante a conferência foram compartilhados pelo município, fazendo com que a maioria concluísse que é necessária urgentemente a abordagem dos seguintes itens: Implantação do IPTU Progressivo; Conclusão do processo de regularização do bairro de Arabá; Implantação do tratamento do lixo orgânico; Sensibilização e conscientização do uso racional da água; Adequação das principais vias da cidade; Estudo de viabilidade para implantação de novo cemitério; Aceleração na conclusão do Plano Diretor Participativo, entre outros.