A atual administração de Ouroeste vem promovendo um grande avanço para o desenvolvimento do município. Trata-se da elaboração do Plano Diretor Participativo do município de Ouroeste. Essa semana, dia 31/08, representantes dos poderes executivo, legislativo, servidores públicos, populares, entre outros representantes de entidades participaram da 4° audiência pública, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal. O Plano Diretor é uma Lei Municipal que deve ser elaborada com a participação ativa da sociedade, e ela vem para organizar o espaço rural e urbano do território municipal, planejando o futuro da cidade com a participação de todos. Segundo a coordenadora do Plano Diretor , ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, e problemas e as potencialidades. É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte da cidade. É um processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade para depois formular a cidade que se quer. Desta forma, a prefeitura em conjunto com a sociedade civil, vem buscando direcionar a forma de crescimento e uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais. O Plano Diretor Participativo, tem previsão para ser concluído até fevereiro de 2014 e deve, portanto, ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito. O resultado, formalizado como Lei Municipal é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes executivos e legislativos. Para o prefeito Tião Geraldo essa 4° audiência foi mais um momento importante de participação, comunicação, informação, debate e discussão entre os participantes.