Meio Ambiente promove atividades de incentivo à reciclagem

No Brasil são gerados cerca de 140 mil toneladas de resíduos sólidos diariamente e, desse total somente 12% são reciclados ou recolhidos. Há muito trabalho a ser feito, cerca de 50 % dos municípios brasileiros tem destinação inadequada dos seus resíduos. O município de Ouroeste gera em torno de 7.200 kg de resíduo domiciliar diariamente, para uma população total de 8.405 (IBGE 2010), sendo a população urbana de 7.546 habitante que resulta em média de 0,954 kg de resíduos domiciliares gerados diariamente. O volume dos resíduos reciclados está em torno de 14% , quantidade que está merecendo uma atenção especial do Prefeito Tião Geraldo e também da Coordenadoria do Meio Ambiente para que esse valor aumente significativamente. No dia 7 e 9 de agosto a Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura promoveu a visita de alunos da EMEF de Araba no dia 7 e EMEF de Ouroeste no dia 9 de agosto a visita ao barracão de reciclagem e Transbordo Domiciliar. Durante a visita os alunos visualizaram os resíduos que são recicláveis e também puderam ver como está sendo destinado o resíduos domiciliar gerado em Ouroeste e Araba. Desde 1997 a Associação Ouro do Lixo vem coletando resíduos recicláveis e levando até ao barracão onde é realizado a triagem desses resíduos, atualmente a associação tem 4 funcionários que se mantém através da venda dos materiais reciclados e também do auxílio da Prefeitura. Os resíduos domiciliar está sendo levado até o Aterro Sanitário particular de Meridiano, em dias alternados, devido à finalização do aterro sanitário de Ouroeste. No segundo semestre de 2010, o Congresso Nacional aprovou e o Governo Federal sancionou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que entre as inovações trazidas destacam-se: a ênfase nas políticas de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos;o compartilhamento entre produtores, distribuidores e consumidores nas responsabilidades de logística reversa. A não geração de resíduos pressupõe a mudança do padrão de consumo da sociedade, com vistas ao desenvolvimento sustentável, requer o envolvimento de toda a sociedade, sendo pautada na não geração, seguida pela redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e, por fim, disposição ambientalmente adequada dos rejeitos.