O ato de mascar chicletes por tempo prolongado, traz além de desconfortos - dor abdominal, dor de cabeça e gases - problemas de saúde, tais como: Disfunção da Articulação Temporo Mandibular (ATM), cáries, úlceras e gastrites, de modo que, se colocados numa balança, os prós e os contras, certamente a melhor decisão é evitar o uso do chiclete, sobretudo na escola a fim de evitar conflitos. Isso porque além de ser considerada uma atitude desrespeitosa quanto ao professor, este mau hábito prejudica os colegas, tirando-lhes a atenção. Sem contar os alunos que depois de mascá-los, os deixam em cadeiras, carteiras e no chão, quando não os utilizam em brincadeiras de mau gosto, colocando-os nos cabelos, nas roupas ou mochila dos colegas, colaborando para discussões, indisciplina e desorganização do ambiente. Assim, a fim de conscientizar cerca de 219 alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental da E. E. Prof. Sansara Singh Filho, tiveram orientações da importância de fazer da sala de aula um ambiente limpo, agradável e saudável. Diante disso é que foi realizado o “Projeto Chiclete: desgrude esta idéia” pela Professora Mediadora Escolar Comunitária (PMEC) Cleudete Maria da Silva e pela Psicóloga Ana Rebecca Sciamarella Mandim Vasques, em parceria com a dentista Dra. Susi Cordeiro Rosa Ribeiro da Equipe Municipal de Saúde Bucal, que abordou os malefícios do uso do chiclete para saúde dentária, mandibular e estomacal, e a nutricionista da Secretaria Municipal da Educação, Ana Paula Cândido da Silva, cuja explanação foi sobre alimentação saudável. Os encontros foram feitos na própria escola, nos dias 05 e 12 de setembro de 2013, caracterizados pela boa interação das profissionais convidadas com os alunos, que tiraram muitas dúvidas, como por exemplo, a dieta adequada para quem pratica exercícios físicos; o que fazer para diminuir a tentação dos doces e o que acontece quando uma pessoa engole o chiclete. Eles aprenderam também algumas curiosidades: origem do chiclete, uso do chiclete sem açúcar para tratamento fisioterapêutico, dentre outras.