O município de Ouroeste participou na semana passada, da 5ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de setembro. O evento teve como representantes de Ouroeste a arquiteta e urbanista Valéria Oliveira Santos – eleita Delegada do Poder Público Executivo, o servidor municipal Osmar José do Nascimento, eleito Delegado dos Sindicatos Municipais e Rosa Penha Galdino, eleita Delegada Movimentos Sociais. Durante a abertura da 5° Conferência Estadual das Cidades participaram ainda o Secretário Estadual da Habitação, Silvio Torres e do chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, que representou o governador Geraldo Alckmin. O evento aconteceu na Fundação Memorial da América Latina e teve a participação dos delegados titulares eleitos nas conferências municipais. Eles participaram de atividades como a aprovação do regulamento, plenárias dos eixos Política de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade e Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU) e Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial, debates de grupos. Houve também a eleição dos delegados para a 5ª Conferência Nacional de Cidades (CNC) e eleição das entidades que irão compor o conselho. A 5ª Conferência Estadual das Cidades contou com cerca de 2.300 delegados de 277 municípios paulistas e marcou a criação do Conselho Estadual das Cidades. De acordo com a arquiteta e urbanista do município de Ouroeste Valéria Oliveira Santos a conferência foi muito importante, pois contou com a participação de todos os seguimentos. “Estes representantes puderam participar na orientação e elaboração das políticas públicas, assegurando a qualidade da cidade, visando que elas sejam mais seguras, justas e sustentáveis. Sendo assim os participantes puderam ser protagonistas na construção de suas cidades”, comentou Valéria. Segundo o prefeito Tião Geraldo, que este ano promoveu a 1° Conferência Municipal das Cidades é de suma importância a participação dos munícipes, pois os prefeitos não conseguem avançar em uma política urbana sem que haja uma interação democrática e republicana com a população. O próximo encontro será na 5ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para o período de 20 a 24 de novembro, em Brasília.