Para comemorar o Dia da Árvore, a EMEF José de Souza Cabral, de Arabá, convidou para palestrar aos alunos representantes da Bunge e da Prefeitura Municipal de Ouroeste. A atividade promoveu e estimulou a consciência dos alunos quanto à importância da árvore e da natureza. Reunindo imagens, vídeos e arquivos históricos, a palestra tentou inserir nos jovens uma consciência social, demonstrando, dessa forma, o patrimônio em que se tornou a árvore (símbolo que abrange a natureza). Tanto a escola quanto a Bunge investem de forma expressiva nesse âmbito. Um exemplo é o plantio de mudas de árvores próxima à escola e na comunidade plantadas pelos próprios alunos, além, claro, da recuperação (preservação) da paisagem da cidade. A diretora Elizabeth Nubiato acredita ainda que esse tipo de visita e explicação acessível reflete positivamente no comportamento dos alunos e que ações nascem das sensibilizações, principalmente das sensibilizações educacionais desenvolvidas pelos educadores da escola.