O Clube de Rodeio Rodeio Sela de Ouro abriu oficialmente a 17° Festa do Peão de Ouroeste no último domingo, 06 de outubro, com a 5ª Cavalgada da Amizade. Cerca de 30 comitivas, 2.300 pessoas e 900 animais integraram o passeio que teve início no Barracão dos Santos Reis, da Fazenda São Geraldo, percorrendo aproximadamente 8KM até o Recinto Sela de Ouro, onde foi realizada uma grande confraternização entre os participantes. O evento é realizado desde 2009 como forma de resgatar antigas tradições da cultura camponesa além de proporcionar interação entre agropecuaristas, peões e admiradores do rodeio já que a cavalgada antecede a Festa do Peão de Ouroeste, que acontece este ano de 16 a 19 de outubro, com a organização do Clube de Rodeio Sela de Ouro com o apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores.

Na abertura da atividade, um café foi oferecido aos cavaleiros e aos acompanhantes. Ao som do tradicional berrante os cavaleiros partiram em direção à cidade.

Após homenagens no centro da cidade, com a participação do atual prefeito Sebastião Tião Geraldo, da esposa “Bidoca”, do Presidente do Clube de Rodeio Sela de Ouro Marcelo Maurício da Rocha e membros e da comissão, os cavaleiros seguiram em direção ao Recinto Sela de Ouro, onde o almoço era preparado. Essa confraternização simboliza um dos pontos de parada dos tradicionais tropeiros. Depois de quilômetros cavalgados, paravam para alimentar a tropa, dar água aos animais e, depois disso, seguir viagem.

Para o prefeito Tião Geraldo, o espetáculo está crescendo ao longo dos anos e se tornando tradição antes da Festa de Peão da cidade, levando milhares de pessoas a participarem e à população acompanhar os desfiles pelas ruas da cidade. Além de cavalos e bois, muitas pessoas acompanharam a cavalgada em carretas, caminhões e automóveis.