Há pouco mais de um mês após a nomeação da nova secretária de Saúde Daniela Costa dos Santos e também a reformulação dos serviços prestados a população, com a criação do Serviço do Ambulatório de Especialidades Municipal , mais uma iniciativa deve promover melhorias na qualidade da assistência a saúde. Trata-se de uma reunião mensal de informações aos colaboradores da saúde. O encontro aconteceu no último dia 31/10 na Sala de reuniões do Salão Paroquial e contou com cerca de 97 servidores da saúde, além de representantes do poder legislativo, como: a presidente da Câmara Cida Milixe e os vereadores “Luizinho” e “Cidão Paçoca”. Durante a reunião foi exibido um vídeo motivacional com mensagem, no qual os temas abrangidos foram : trabalho em equipe, empatia e simpatia. De acordo com o prefeito Tião Geraldo, as reuniões com a equipe são consideradas de grande importância uma vez que é onde se discute coletivamente a problemática do trabalho e se define as ações e intervenções a serem realizadas, promovendo a gestão coletiva . Para a nova secretária de saúde Daniela Costa dos Santos, “As reuniões incentivam a participação de cada integrante que pode contribuir com suas opiniões, habilidades e conhecimentos para a melhoria da qualidade da assistência aos usuários e estimulando a integração no trabalho em equipe”. Entre os assuntos discutidos estão: Ambulatório de Especialidade de Ouroeste; Implantação do NASF (Nucleo de Apoio a Saúde da Família); - A aquisição de veículos para saúde, providos de emenda parlamentar e recursos do ESFs; -Qualis UBS: reforma e ampliação das UBSs; Hemocentro: onde há falta de bolsas sanguíneas, no qual o município irá realizar campanha, disponibilizando ônibus gratuito até o hemocentro; - Requalifica UBS: construções de novas Unidades de Saúde; Produção ambulatorial e faturamento. Durante a reunião a colaboradora Andrea do setor de regulação expos a situação das solicitações de exames e encaminhamentos médicos dos anos de 2012 e 2013. Houve um aumento de solicitações de consultas e exames, porém houve aumento considerável da população. Salientou a taxa de absenteísmo que esta por volta de 21% (vinte e um por cento), número extremamente significativo, no qual se torna um empecilho para o trabalho. A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, enfermeira Simoni, enfatizou o Sispacto, trata-se da pactuação de ações e metas entre Município/Estado/União no qual 67 indicadores da atenção básica são avaliados.

Ações realizadas no mês de outubro

O encontro enfatizou as ações realizadas no mês de outubro, onde a atenção foi voltada para saúde da mulher(Outubro Rosa), onde foram realizados: exames preventivos em parceria com a carreta de Barretos, exames preventivos em mulheres colaboradoras da Usina Ouroeste (BUNGE), TESTES RÁPIDOS: hepatite B e C, HIV,e Sífilis e exames preventivos em horário noturno.

Ações para o mês de novembro

Ainda foram enfatizadas as ações para este mês: Novembro Azul: onde será direcionada para saúde do homem, haverá a contratação de um urologista para realização de palestras educativas e exame de próstata durante todo mês. Até o final do ano acontecem também ações na busca ativa de sintomático circulatório para tuberculose, campanha Fique Sabendo disponibilizando testes rápido de hepatite B e C, HIV, Sifilis, além de campanha contra hanseníase e parasitoses que será realizada nas escolas.