A Secretaria de Saúde do município de Ouroeste vem desenvolvendo atividades de orientação e campanhas de prevenção com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de toda a população. Acompanhe os trabalhos realizados pela equipe de profissionais do município e os resultados positivos.



Outubro Rosa

Nos dias 31 de outubro e 05 de novembro, em comemoração à Campanha outubro Rosa, foram desenvolvidas algumas atividades envolvendo as mulheres trabalhadoras da Usina Ouroeste. Foram realizados cerca de 45 exames preventivos e das mamas e 190 testes rápidos incluindo HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. As mulheres foram orientadas sobre as doenças transmissíveis e a importância da coleta do exame Papanicolau.





Campanha Hanseníase e Geohelmintíase



As verminoses, também conhecidas como lombriga e amarelão, são infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas. As verminoses podem causar sérios problemas à saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. Além disso, as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem. O Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde estão preocupados com a sua saúde e, por isso, estão fazendo uma campanha nas escolas para combater as verminoses mais comuns. O tratamento com um único comprimido deixa a criança livre dos vermes e protegida dessa doença. As EMEFs de Ouroeste e Arabá participaram desta Campanha e cerca de 300 crianças foram medicadas, conforme autorização dos pais. A Hanseníase por sua vez, é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades. Os principais sinais são:

 Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas

 Manchas dormentes (diminuição sensibilidade)

 Dormência nos pés

 Caroços avermelhados ou castanhos

Todas as crianças receberam um formulário para preenchimento dos pais e 47 crianças com manchas foram avaliadas.





Novembro Azul

Em comemoração ao Novembro Azul, as Unidades de saúde I, II e III tiveram a presença de um médico urologista para a realização do exame da próstata para homens acima de 40 anos. O exame de próstata inclui o toque retal e o exame de sangue PSA que devem ser avaliados em conjunto, anualmente a partir dos 45 anos de idade, especialmente quando há história familiar de câncer de próstata. No total foram realizados em torno de 140 exames.





Fique Sabendo

Durante o mês de dezembro as Três Unidades estarão realizando a campanha Fique Sabendo. Este ano estão sendo ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. O objetivo da campanha é a detecção precoce de casos para uma melhor efetividade do tratamento. O resultado sai em alguns minutos. Até o momento já foram realizados mais de 900 testes.