Profissionais do Iagua - Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental do Pará, estiveram reunidos na semana passada, dia 07/02 no Plenário da Secretaria de Educação e Cultura em Ouroeste. Estiveram presentes no encontro o Prefeito Tião Geraldo, o presidente da Câmara Luizinho, vereadores, secretários, chefes de setor, professores, funcionários públicos e outros. Em Ouroeste esta foi a 5° Audiência Pública de elaboração do Plano Diretor Participativo, uma Lei Municipal, que deve ser elaborada com a participação ativa da sociedade. O Plano Diretor, vem para organizar o espaço rural e urbano do território municipal, planejando o futuro das cidades com a participação de todos. Segundo os profissionais , ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, e problemas e as potencialidades. É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte da cidade. É um processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade para depois formular a cidade que se quer. O Plano Diretor Participativo, tem previsão para ser concluído ainda neste primeiro semestre de 2014. Neste encontro o Plano Diretor foi discutido e em breve deve ser aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito. O resultado, formalizado como Lei Municipal é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes executivos e legislativos. Para o prefeito Tião Geraldo a prefeitura em conjunto com a sociedade civil, vem buscando direcionar a forma de crescimento e uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.