A Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) realizou no início da semana, 10/03, um encontro com secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas, para debater a Gestão Municipal de Resíduos Sólidos. A reunião aconteceu no Nhandeara Esporte Clube - NEC, em Nhandeara. Além do Prefeito de Ouroeste Tião Geraldo e o vice Gilmar de Marchi Lopes, participaram do encontro cerca de 61 prefeitos da região noroeste do Estado de São Paulo, mais os deputados estaduais Carlão Pignatari, Itamar Borges, que é membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa , Orlando Bolçone, e Sebastião Santos. Também estiveram presentes vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de meio ambiente e técnicos ambientais. "A participação desse grande número de prefeitos demonstrou a preocupação que todos os gestores municipais estão tendo com as questões ambientais. Meio Ambiente deixou de ser o termo da moda para se transformar em prioridade de governo", declarou Jurandir Barbosa de Morais, presidente da AMA e prefeito de Nova Aliança. Segundo Morais, a gestão municipal de resíduos sólidos (lixo urbano) é uma das maiores preocupações dos prefeitos. "O prazo para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) termina este ano, mas, apesar dos avanços muitas das diretrizes inovadoras não saíram do papel. Entre elas, o plano municipal com o planejamento de longo prazo", disse. A vinda do secretário Bruno Covas a Nhandeara teve por meta esclarecer aos prefeitos associados à AMA sobre qual melhor forma de implantar a política municipal de resíduos sólidos. A AMA promoverá, mensalmente, encontros com secretários de estado. A idéia é discutir os problemas que afetam os municípios. O presidente da AMA, Jurandir de Morais, disse que além de secretários de estado a associação pretende convidar representantes de outros poderes, como o presidente do Tribunal de Justiça, por exemplo, para debater com os prefeitos. Nhandeara foi escolhida para sediar a reunião porque ficou estabelecida pela atual diretoria uma política de descentralização das ações da AMA, que tem sede em Rio Preto. Outro tema que também foi debatido com os prefeitos na reunião de Nhandeara foi o Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade. Segundo Ricardo Montoro, coordenador do Município VerdeAzul, o Programa visa estimular prefeituras para Agenda Ambiental Estratégica. Segundo o prefeito de Ouroeste Tião Geraldo o debate promovido pela AMA, foi um encontro muito produtivo, onde os prefeitos e técnicos de prefeituras puderam tirar muitas dúvidas, e sentiram a importância da formulação de políticas públicas com relação ao meio ambiente. De acordo com o Deputado Itamar Borges a destinação adequada dos resíduos sólidos (lixo) é um dos grandes desafios dos municípios do país hoje, e de todo o mundo. Por isso, o tema se tornou tão importante. “Todas as famílias produzem diariamente uma quantidade muito grande de resíduos sólidos, que são o lixo não orgânico, e precisam de uma destinação adequada. Muitos materiais podem ser reciclados, outros reutilizados. O resto precisa ser descartado da melhor forma possível. Por isso, é muito importante a exigência legal para que todos os municípios apresentem esse ano o Plano Municipal de Resíduos Sólidos”, afirmou o deputado Itamar Borges.