A EMEI Olga Aparecida Nunes da Silva e a EMEF José de Souza Cabral, de Arabá, levaram seus alunos ao Parque Jurássico, no Shopping Center de São José do Rio Preto. Trata-se de uma mostra temática com reproduções em tamanho real de dinossauros, contando, inclusive, com movimentos e sons automatizados imitando os animais pré-históricos. Para esse passeio, foram selecionados os estudantes do 1º ao 9º que faziam parte da proposta “Alunos Nota Dez” ou “Alunos Destaques”, cujo objetivo principal consiste em incentivá-los a estudar e superarem suas limitações e obstáculos. Segundo a direção escolar, “o ano mal começou e já é possível perceber a vontade deles. Basta observar a quantidade de alunos que foram”. E prevê outros passeios, assim como premiações, ainda para este bimestre e o segundo semestre. “Aprender tem de ser visto sempre como uma vantagem positiva”, completa a direção. Vale ressaltar que ambas as escolas reconhecem a importância do prazer do passeio sem, contudo, dissociá-lo do processo de aprendizagem; ou seja, para a direção e coordenadores, a experiência integra-se à formação dos jovens.