A Secretaria Municipal de Saúde de Ouroeste em parceria com as escolas Sansara, EMEI Paraíso, EMEF de Ouroeste e o CRAS, promoveram no último dia 25 de agosto na sede do Rotary Club, uma palestra que teve como tema “Melhor Qualidade de Vida aos Jovens da Atualidade”. A palestra foi ministrada pelo Dr. Luiz Carlos Barros Costa, Delegado de Polícia aposentado, e atualmente coordenador e professor do curso de Direito da Unicastelo, campus Fernandópolis. A “conversa” foi direcionada aos jovens e aos pais e tratou de diversos temas como convivência em família, drogas e álcool e teve duração de 1h40min. Ao todo participaram da palestra cerca de 200 pessoas, envolvendo alunos, pais, professores e a população geral. A Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais, comportamentais e das primeiras experiências com relacionamentos, paixões e competições. A escola funciona como laboratório dessas experiências. Passar todo tempo interagindo com múltiplos hábitos e reter somente o que é saudável é o grande desafio. Sem ajuda é quase impossível. A preocupação com tema ligado as drogas sempre afligiu pais, educadores e profissionais da saúde. Para muitos este tema pode se tornar difícil de ser tratado em sala de aula e até mesmo em casa, uma vez que a prevenção ao uso de drogas se inicia a partir da família, com introdução de hábitos que visem o fortalecimento de valores, a fim de tornar o adolescente menos vulnerável a assumir comportamentos correlacionados. A Secretária Municipal de Saúde, Daniela Costa dos Santos, atribui o sucesso da palestra, a parceria com as entidades como: Escola Sansara, EMEI Paraíso, EMEF de Ouroeste e o CRAS. “O apoio de outras entidades foi fundamental, sem elas a adesão não teria sido a mesma, pois trouxeram o publico que procurávamos envolver: pais, alunos e professores, promovendo uma verdadeira reflexão englobando os aspectos emocionais, intelectuais e sociais da juventude.” O prefeito Tião Geraldo parabenizou a iniciativa das entidades e acrescentou: “Nós precisamos reforçar os nossos serviços para melhor acolher os adolescentes, no que envolve a prefeitura de Ouroeste, iremos somar esforços para orientar e garantir os direitos das crianças e adolescentes” comentou.