As escolas da rede municipal, EMEI Olga Aparecida Nunes da Silva e EMEF José de Souza Cabral de Arabá, permanecem firmes com suas campanhas ecológicas. Ambas decidiram abolir o uso de copos descartáveis. Agora, cada aluno, e professores também, farão uso de canecas reutilizáveis: evidentemente as politicamente corretas, para se usar um termo que está na moda. A direção das escolas afirmou que “essa prática significa mais que uma economia, ou uma redução do lixo, simplesmente trata-se de um modelo de comportamento tanto social quanto profissional.” Fato é que entre inúmeras iniciativas que as escolas têm demonstrado, o esforço educacional da direção e coordenadores conseguiu chamar a atenção: estão servindo de exemplo, além de, em certa medida, obterem o reconhecimento dos pais e comunidade. De acordo com o prefeito Tião Geraldo, apesar dos problemas ambientais terem aumentado e intensificado cada vez mais ao longo do tempo e tornado um problema a nível mundial, ações como estas que vem acontecendo nas escolas em Arabá é exemplo a seguir e fazem a diferença. Emei Olga implanta projeto “Patrulha Ecológica” .Como, foi dito acima, tais iniciativas rederam reconhecimento. Portanto, a EMEI Olga Aparecida Nunes da Silva de Arabá não parou por aí, foi em frente e implantou agora o projeto Patrulha Ecológica, cujo objetivo principal é o de desenvolver o interesse das crianças na reutilização de materiais descartáveis, num trabalho de estímulo, para que, gradualmente, adquiram a conscientização de preservação ambiental. Os trabalhos, previstos para até o dia 29 de novembro, agradou a comunidade. Painéis, espaços de lazer, jardins (veja foto) a partir de pneus reaproveitados, etc. melhorou a limpeza não só do ambiente escolar, mas, primordialmente, de toda Arabá. O Coordenador Pedagógico da escola, Ossenevaldo Fernandes Ribeiro, observou a improvável realização do projeto caso não desenvolvido em grupo, coletivamente, e acrescentou que “a criação do projeto provavelmente terá um resultado ainda maior até sua finalização”.