Uma comitiva de representantes do município de Ouroeste, formada pelo secretário de Esporte, Lazer e Turismo “Toninho” e pelos vereadores “Gel”, “Luizinho” e “Cidão Paçoca”, participaram do 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turístico, que aconteceu nos dias 27 e 28 de junho na cidade de Brotas (SP). O evento discutiu temas relacionados ao desenvolvimento do turismo no Brasil e, principalmente, no Estado de São Paulo. De acordo com o prefeito Tião Geraldo a participação da comitiva neste encontro é muito importante, uma vez que o município vem elaborado um grande projeto turístico as margens do Rio Grande. “Nosso principal objetivo foi apresentar e esclarecer os meios necessários para um município se tornar de interesse turístico e Ouroeste busca esse posto”, disse o prefeito Tião Geraldo. O encontro foi uma realização da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), em parceira com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Desenvolve SP, com apoio total da FREMITUR (Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico). O evento contou com a participação do Secretário estadual de Turismo, Cláudio Valverde; do presidente da FREMITUR, deputado João Caramez; os Deputados Itamar Borges e Célia Leão. O objetivo do encontro, que foi sucesso em 2012 reunindo cerca de 300 autoridades de 171 municípios paulistas, é de continuar trabalhando o fortalecimento dos municípios de interesse turístico, por meio de uma primeira discussão com as autoridades e empreendedores do trade. A Secretaria Estadual de Turismo planeja ampliar o atual sistema do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), que anualmente transfere recursos para as 67 cidades paulistas consideradas Estâncias. Com essa ampliação seriam 100 cidades nessa condição. Nesse caso cidades que se enquadram como “Município de Interesse Turístico” também serão beneficiadas com essa verba, sendo aplicada em ações que visam capacitar turisticamente o município.