A Carreta de Prevenção ao Câncer de Mama do Hospital do Câncer de Barretos esteve no município entre os dias 26 de junho a 12 de julho, realizando exames de mamografia gratuitamente em mulheres de 40 a 69 anos de idade. Foram realizados 773 exames nas cidades de Ouroeste e Arabá para detecção precoce da doença. A vinda da carreta foi uma parceria entre o hospital e o município com o objetivo de incentivar a prevenção do câncer de Mama que é o que mais causa mortes entre as mulheres. De acordo com a Secretaria de Saúde de Ouroeste , estudos apontam que o câncer mata uma mulher por hora, por isso, é de suma importância medidas preventivas como essa do Hospital do Câncer. A melhor maneira de combater a doença é através da prevenção, pois existe o diagnóstico em sua fase precoce e as chances de cura são maiores. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. De acordo com o prefeito Tião Geraldo, que acompanhou a realização dos exames, junto à primeira dama “Bidoca” e os vereadores “Zagalo”, Elisete e Marcos, a parceria entre o hospital de câncer de Barretos e o município foi muito importante, uma vez que a mamografia é o principal exame para detectar precocemente o câncer de mama e aproximadamente 99% das mulheres realizaram o exame preventivo.