O Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com a Prefeitura de Ouroeste realizou no ultimo dia 16 de Julho a Conferência de Assistência Social. Estiveram presentes cerca de 120 pessoas entre trabalhadores da Política de Assistência Social e demais políticas públicas bem como a população que recebe o atendimento, o Prefeito Tião Geraldo, a presidente da Câmara Cida Miluxe e vereadores. O tema da conferência tratava do financiamento e da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e buscava discutir questões de relacionadas aos trabalhadores, formas de planejamento, estrutura da Proteção Social Básica e Especial e dos benefícios ofertados no âmbito da assistência. A conferência teve como objetivo avaliar o serviço prestado levantando propostas para enfrentar os desafios encontrados, buscando sempre aprimorar a oferta do serviço a população. De acordo com o prefeito Tião Geraldo este foi um momento de união entre população e o poder público. “As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições avaliar a execução da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), e estão acontecendo em todo o país, no âmbito municipal, conforme legislação estabelecida”, avaliou o prefeito. A conferência foi antecedida de encontros preparatórios com o objetivo de apresentar o temário da mesma bem como levantar alguns desafios que os usuários encontram ao receber o atendimento. Participaram destes encontros as famílias assistidas pelo CRAS, às famílias do Assentamento Bom Jesus bem como os idosos do grupo da terceira idade. Alguns dos desafios apontados podem ser enfrentados com ações de cunho municipal já outras de cunho Estadual e/ou nacional, daí a importância de levantar as propostas para os gestores Estadual e Federal possam compreender quais são os desafios enfrentados pelos municípios ou por uma ou varias regiões do pais. As propostas levantadas na conferência serão encaminhadas para o Conselho Estadual para subsidiar a realização da Conferencia Estadual que posteriormente alimentar a documentação para a Conferência Nacional.