Cerca de 95 pessoas representantes dos diferentes setores da administração municipal, câmara de vereadores, Justiça, Conselho Tutelar, conselho de direitos, entidades sócio-assistenciais, adolescentes e famílias assistidas pelo CRAS, estiveram reunidos no último dia 27/05 em Ouroeste para discutir sobre a questão das drogas no município. O objetivo deste primeiro encontro foi estudar alguns temas que são de extrema relevância para a questão das drogas que no município esta alarmante. Em fevereiro deste ano a entidade realizou um encontro dessa magnitude que tinha como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido em cada um destes espaços que prestam atendimento direito ao cidadão, de modo que ficou explicito uma demanda crescente de atendimento prestados por estes profissionais a indivíduos que fazem uso de drogas. Durante a abertura o prefeito Tião Geraldo e a primeira dama “Bidoca” deram as boas vindas e enalteceu a necessidade de todos os profissionais empenhar esforços no sentido de criar estratégias para o enfrentamento desta questão que tanto preocupa os pais. Na ocasião a presidenta da Câmara “Cida Miluxe”, agradeceu pela iniciativa e colocou o poder legislativo a disposição para este tipo de trabalho. O evento contou com a presença de um Sociólogo da cidade de Marília que tratou questões relacionadas a mudança de cultura vivenciada hoje pela sociedade, fato que contribui grandemente para o agravamento da questão das drogas em todo território. Ainda no período da manhã contamos com a presença do Dr Denis Henrique Silva – Promotor de Justiça da comarca de Fernandópolis que incentivou a todos a engajar nessa iniciativa, explanando em linhas gerais o que a promotoria de justiça tem realizado em âmbito regional para enfrentar este questão. No período da tarde contamos com a presença de algumas profissionais do CISARF de Fernandópolis, ambas com especialização em saúde mental, que abordou a questão da ética, do trabalho em rede e do comprometimento de todos os profissionais neste tipo de atendimento. Após discutirem sobre o assunto, chegaram ao consenso que é necessário formar um grupo de trabalho, que será composto por 3 representantes de cada seguimento que fora convidado para o evento. Este grupo de Trabalho terá a responsabilidade de discutir e criar um Plano articulado de enfrentamento a nível profilático a questão das drogas. A proposta é que daqui quinze dias este grupo já se reúna para começar as discussões. De acordo com os organizadores do encontro acredita-se que a questão das drogas não é responsabilidade de apenas uma política pública, mas sim de todos os profissionais que atuam nos diferentes setores da administração municipal, justiça, entidades sócio-assistenciais e conselhos de direitos, de modo que, em uma ação articulada pode-se encontrar uma saída.